Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 30 de abril de 2011

Humanizar – Um Evento que Vale a Pena! -


A
 mensagem “Atitude de Amor”, contida no livro Seara Bendita, disponível gratuitamente no site www.ermance.com.br, é a fonte inspiradora do HUMANIZAR - Encontro de Espiritismo e Humanização. O evento HUMANIZAR, que neste ano de 2010 terá 14 edições espalhadas por várias partes do Brasil, tem por objetivo discutir e estudar técnicas, projetos e iniciativas que possam facilitar a relação humana nos grupos espíritas. Isso pode parecer uma contradição em se considerando que as casas espíritas são ambientes onde se fala tanto sobre a reforma íntima e o burilamento das nossas imperfeições. Entretanto, como em qualquer lugar com atividades e objetivos, a convivência em grupo resvala em constantes desafios na resolução de conflitos, e nem sempre é fácil manter a prevalência do afeto, da fraternidade e do respeito às diferenças.

Quem consultar o www.portalhumanizar.com.br encontrará disponíveis os sites dos Encontros deste ano, com sua programação, expositores e outras informações necessárias.
O HUMANIZAR, para quem já teve a oportunidade de participar, tem sido uma experiência inesquecível e muito enriquecedora. O grande diferencial do evento é sua própria proposta, ou seja, o contato com os próprios sentimentos para a humanização das relações. 
O espírito Maria Modesto Cravo escreveu pela mediunidade: “Humanizar é tornar humano, assumir nossa humanidade, entrar em contato com ela, retirar as máscaras da hipocrisia que por longo tempo têm nos mantido cativos de padrões e julgamentos. Humanizar é ser autêntico, saber interpretar a consciência e estudar a natureza das intenções que movem os propósitos da alma. Humanizar é ser quem somos trabalhando conscientemente para tornarmo-nos senhores de nossas vidas, donos de nossos destinos, desbravadores de nossa própria luz”. Diante deste conceito sábio, não resta dúvida alguma que, para nós espíritas, a palavra humanizar tem um sentido extremamente necessário e que não se restringe apenas ao relacionamento com o outro, mas também com nós mesmos. Aliás, a verdadeira compreensão das próprias questões íntimas nos permite estabelecer uma nova perspectiva sobre erro, acerto e aprendizagem, flexibilizando, inclusive, o julgamento e a crítica sobre outras pessoas e nas relações.
Humanizar, em outras palavras, é se fazer gente e sair do “salto alto” da suposta grandeza espiritual. É assumir-se com suas lutas e ter o direito de discuti-las, sem por isso se tornar menor. Ser gente é algo muito gostoso, muito bom de verdade! Não confundamos isso com ser irresponsável, pois ao espírita cabem sensatamente metas espirituais de melhoria contínua, o dever de ser alguém um tanto mais honesto, colaborativo e cuidadoso com o proceder. 
A educação religiosa milenar estruturou em nosso campo mental vícios muito profundos acerca da conduta. Vícios cuja dinâmica psicológica leva-nos a assumir uma identidade ilusória de conquistas que ainda não possuímos, um eu ideal. Todavia, a proposta do Espiritismo que nos orienta para a autenticidade, propõe-nos o eu real. Se faz urgente a discussão sobre como implementar metodologias e iniciativas complementares nos grupos espíritas, que nos auxiliem a usar além do pensamento e da razão, o desenvolvimento dos sentimentos e das emoções nos desafios reais e aplicados na nossa atual existência,  para sermos pessoas mais íntegras, mais felizes, mais condutoras do nosso próprio destino. 
A dificuldade em reconhecer as próprias dimensões emocionais pode trazer diversas consequências, entre elas, a contaminação por visões da vida carregadas de ameaças, penitências e outros instrumentos nada educativos da religião de superfície. Torna-se imprescindível entender os princípios espíritas como chaves para o amadurecimento pessoal e não como mecanismos milagrosos de cura sem transformação moral e libertação temporária.  
A mensagem “Atitude de Amor” que nos referimos acima, contida no livro Seara Bendita, descreve a proposta do doutor Bezerra de Menezes para a humanização das relações na comunidade espírita. A mensagem constitui, em essência, em um alerta contra as velhas artimanhas de nossa conduta ainda tão apegada a rótulos, padrões e dogmas que prejudicam a convivência através da supervalorização de regras institucionais em detrimento de relações fraternais. Segundo o benfeitor, o planejamento do Espiritismo na Terra obedeceu a três ciclos de amadurecimento e nos encontramos no alvorecer do terceiro ciclo. Nessa etapa, o grande diferencial que caracteriza a maturidade espírita é marcada pela construção de uma convivência afetiva consigo mesmo e com os outros, mais madura e autêntica, próprio de pessoas e grupos que seguem evoluindo rumo à regeneração.  
O evento HUMANIZAR de Belo Horizonte, que acontecerá no próximo mês de agosto de 2010, tem como tema central o “Auto-Amor e Perdão para Humanizar”. Nosso objetivo ao enfocar esses temas é aproximar pessoas que desejam a vivência real do perdão e do auto-amor em suas vidas, apesar de ainda não conseguirem sentir e agir como gostariam. Pessoas que pensam, falam, estudam sobre esses temas, mas ainda não conseguem perdoar e amar em plenitude, conforme o conhecimento adquirido. Se não conseguimos, precisamos juntos nos ajudar, descobrir facetas pouco conhecidas de nós mesmos que podem nos impulsionar para novos passos evolutivos. A proposta é essa. Não existe humanização sem perdão, e se pudermos, através da compreensão e do não julgamento, nem ter que perdoar, uma vez que mudamos a perspectiva da nossa mágoa e do erro alheio, melhor e mais humana ainda será nossa convivência. Não existe humanização sem auto-amor, uma vez que o evangelho nos ensina que só é possível amar ao próximo como a si - mesmo.  Tudo isso dito assim, pode parecer um ensino tão óbvio e tão repetitivo, todavia, se humanizar é também retirar as máscaras da hipocrisia, como assevera Maria Modesto Cravo no trecho acima, será que não temos adotado o auto- engano ao dizer que esquecemos as faltas alheias? Será que sabemos que um dos conceitos de hipocrisia é a negação, por exemplo, do que sentimos acerca da ofensa alheia?
Essas e muitas outras abordagens serão alvo de nossas dinâmicas, estudos e palestras em um ambiente que favorece a paz através do contato com a natureza. http://www.cantodasiriema.com.br/hotel.php.
Venha participar conosco e colaborar com este abençoado ideal pela nossa melhoria e humanização.  Consulte www..portalhumanizar.com.br e procure pelo evento de Belo Horizonte.

WO

Nenhum comentário:

Postar um comentário