Estudando o Espiritismo

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quinta-feira, 17 de março de 2011

Atributos da Divindade e Panteísmo (Estudo 10 de 193)

             
         
Centro Virtual de Divulgacao e Estudo do Espiritismo

LE010-Estudo Sintetico do Livro dos Espiritos
LIVRO DOS ESPIRITOS- Allan Kardec, Das causas Primarias,
Parte Primeira, Capitulo I, De Deus ,perguntas 10 a 13.
Tema: Atributos da Divindade e Panteismo.

ATRIBUTOS DA DIVINDADE:
a) "O homem nao pode compreender a natureza intima de Deus,
pois que lhe falta para isso o sentido."
b) A limitacao da inteligencia, a inferioridade de suas
faculdades, suas imperfeicoes o impedem de conhecer a
natureza intima de Deus.
c) "Um dia o homem compreendera o misterio da divindade,
quando nao mais estiver o Espirito obscurecido pela materia.
Quando, pela sua perfeicao, se houver aproximado de Deus,
ele o vera e compreendera."
d) "O homem podera compreender a natureza intima de Deus e
formar ideia de algumas de suas perfeicoes a proporcao que
se elevar acima da materia. Entao as entrevera pelo
pensamento."
e) A razao nos diz que Deus deve possuir em grau absoluto a
perfeicao de todos os seus atributos divinos. Esta acima de
todas as coisas e isento de qualquer vicissitude.
f) "Os atributos de Deus, sob o ponto de vista do homem,
sao:
- Deus e eterno. Se tivesse tido principio, teria saido do
nada, ou, entao, tambem teria
sido criado, por um ser anterior. E assim que
remontamos ao infinito e a eternidade.
- E imutavel. Se estivesse sujeito a mudancas, as leis
que regem o Universo nenhuma
estabilidade teriam.
- E imaterial. A sua natureza difere de tudo o que
chamamos
materia. De outro modo, ele nao seria imutavel, porque
estaria sujeito as transformacoes da materia.
- E unico. Se muitos Deuses houvesse, nao haveria
unidade de vistas, nem unidade de
poder na ordenacao do Universo.
- E onipotente. Ele o e, porque e unico. Se nao
dispusesse do soberano poder, algo
haveria mais poderoso ou tao poderoso quanto ele, que
entao nao teria feito todas as coisas.
- E soberanamente justo e bom. A sabedoria
providencial das leis divinas se revela,
assim nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e
essa sabedoria nao permite se
duvide nem da justica nem da bondade de Deus.
Ha coisas que estao acima da inteligencia do homem
mais inteligente, cuja a linguagem, restrita as ideias
e sensacoes, nao contem meios de exprimir."

PANTEISMO:
a) Deus e um ser distinto e nao resultante de todas forcas
e de todas as inteligencias, reunidas, do Universo. Deus
existe, disso nao se pode duvidar. Se nao existisse seria
efeito e nao causa. Nao devemos penetrar em labirintos donde
dificilmente sairiamos.
b) A doutrina panteista que admite ser todos os corpos da
natureza, todos os seres, todos os globos do universo, parte
da Divindade, reflete um proposito de que nao podendo fazer
Deus, o homem quer, ao menos, ser parte Dele.
c) Revela-se a inteligencia de Deus em suas obras, como a do
pintor nos seus quadros. E como o quadro nao e o pintor
que o concebeu e executou, assim as obras de Deus nao sao o
proprio Deus.

QUESTOES PARA ESTUDO E DIALOGO VIRTUAL:
1 - Pode o homem compreender a natureza intima de Deus?

2 - Podera um dia o homem compreender a natureza de Deus?

3 - Quais atributos podemos deduzir da natureza de Deus?

4 - Quais as diretrizes da doutrina Panteista e porque ela
e contraria a definicao espirita de Deus?

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Conclusao LE010

1-Pode o homem compreender a natureza intima de Deus?

Embora ainda não possa o homem compreender a natureza intima
de Deus, por lhe faltar para isso o sentido, pode formar
ideia de algumas de suas perfeiçoes. Compreende-as melhor `a
medida que se eleva acima da materia, entrevendo-as pelo
pensamento. O homem compreendera o misterio da Divindade
qdo não mais tiver o espirito obscurecido pela materia.
Quando pela sua perfeiçao relativa, se houver aproximado de
Deus, ele o vera e compreendera.

2 - Podera um dia o homem compreender a natureza de Deus?

Quando pela perfeição moral e intelectual houver se
desprendido do
jugo da matéria, forjará em seu espírito o sentido para a
percepão e a
compreensão da natureza e do mistério da Divindade.
Na resposta que os espíritos dão a Kardec, na questão 11 do
Livro dos
Espíritos, informando que um dia veremos e compreenderemos a
Deus, não
se referem, obviamente, ao nosso órgão de visão sensorial,
mas à visão
profunda, que é atributo das entidades angelicas que já
alcançaram as
culminancias do Amor e da Sabedoria.

3 - Quais atributos podemos deduzir da natureza de Deus?

Do ponto de vista humano, limitado, Kardec relacionou os
seguintes atributos divinos:
*Deus é Eterno,isto eh, não teve começo e não tera fim.Se
lhe supusessemos um começo ou fim poderiamos conceber uma
entidade existente antes dele e capaz de lhe sobreviver e
assim por diante, ao infinito.
*É imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, nenhuma
estabilidade teriam as leis que regem o Universo.
*É Imaterial.A sua natureza difere de tudo o que chamamos
materia. De outro modo, não seria imutavel, pois estaria
sujeito `as transformaçoes da materia.
*É único. A unicidade de deus eh consequencia do fato de
serem infinitas as suas perfeiçoes.
*É onipotente. Se não possuisse o poder supremo, sempre se
poderia conceber uma entidade mais poderosa.
*É soberanamente justo e bom.A soberana bondade implica a
soberana justiça.
*É infinitamente perfeito. Eh impossivel conceber-se Deus
sem o infinito das perfeiçoes.

4 - Quais as diretrizes da doutrina Panteista e porque ela
e contraria a definicao espirita de Deus?

A Doutrina Panteista que ensina serem todos os corpos e
seres do
universo particulas da Divindade, confunde o Criador com sua
Criatura.
Assim como a gota de chuva retorna para a massa oceânica tão
igual na
sua origem quanto na sua destinação, em nada diferenciando
das outras
que ali permanecem, assim o Panteismo nega o crescimento e
aperfeiçoamento do espírito, onde pelo esforço da vontade as
criaturas
se sublimam e evoluem, em estagios sucessivos, conservando
suas
individualidades.

2ª etapa do estudo:

1 - Temos idéia dos atributos de Deus? Como podemos entender sua perfeição?
Deus possui todas as qualidades em grau supremo de perfeição e todas elas são infintas. Podemos entender uma perfeição infinita e suprema? Acredito que não. Infelizmente nossa inteligência e moralidade não chegaram a tal ponto. Dessa forma, não conseguimos, ainda, entender todos os atributos de Deus. Mas podemos ter alguma idéia de sua perfeição, através de sua criação que é perfeita e maravilhosa.

2 - Deus é o conjunto de todas as coisas do Universo? Explique.
Não.
Deus é o Criador de todas as coisas no Universo. Plantas, animais, homens não fazem parte de Deus, foram criados por Ele.

3 - A Doutrina Panteísta é contrária a definição espírita de Deus. Explique o porquê.
A Eloci falou algo muito interessante:
"Deus está em tudo que existe", embora ele "não seja tudo o que existe". Estará aí a diferença?
Acho que essa é a diferença entre a Doutrina Espírita que diz que "Deus está em tudo que existe" e a Doutrina Panteísta que diz que "Deus é tudo o que existe".
O Panteísmo é contrário ao Espiritismo, pois acredita que tudo é parte de Deus, que tudo que existe, em conjunto, formam o próprio Deus.
O Espiritismo diz que "Deus é a inteligência duprema, causa primária de todas as coisas"

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