Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 1 de janeiro de 2011

As Questões Sociais - Élzio

Yogashririshnam, médium Elzio Ferreira de Souza

(Transcrito do livro "Vozes de um Encontro", espírito Yogashririshnam, médium Elzio Ferreira de Souza. 2. ed. Bahia: Edição Círculo Espírita da Oração, 2004)

O discípulo andava muito preocupado com as questões sociais e econômicas, os problemas de distribuição de renda, os desníveis econômicos entre países e criaturas, as diferenças entre os discursos salvacionistas - políticos e religiosos - e a realidade esmagadora do ser humano com forme material e espiritual. Tendo em mente ouvir o mestre sobre o assunto, procurou-o durante um momento de intervalo entre as tarefas:

- Mestre, o senhor não acha que as religiões alienam os homens? Todas nos ensinam a viver voltados para Deus, enquanto o ser humano, que é afinal uma centelha divina, morre a nosso lado em completa ignorância. Não acha que a busca de um Deus transcendente conduziu  ao esquecimento da criatura?

O mestre não pareceu surpreendido com o comentário e resolveu aclarar a questão:

- Há aqui uma questão de ótica da vida, e é necessário não cometer um erro, pensando sanar ao outro. Os materialistas agarram-se ao discurso do homem faminto, mas acabam por extorquir-lhe a realidade espiritual. Não devemos temer os que matam o corpo, mas os que matam a alma. Foi esta a lição do Senhor Jesus.

- Sim, mestre, mas sem o corpo nutrido não há nem ocasião para pensar que se tem uma alma.

- Jesus não empregou a lição como uma desculpa para a conservação da miséria do homem, não paralisou suas mãos nem hipnotizou os discípulos para que esquecessem a realidade da vida no planeta. Orando pelos discípulos, rogou ao Pai que não os tirasse do mundo, mas que os livrasse do mal. Isto significa que os religiosos têm um papel a cumprir no mundo. A ignorância, entretanto, volta-se para o céu, buscando respostas para conservar a inércia na Terra. O verdadeiro homem religioso é o que encarna a resposta do Céu perante a criatura. O segundo mandamento enunciado por Jesus diz respeito exatamente à presença de Deus no mundo: só assim se pode entender por que amar o próximo equivale a amar a Deus. Materialistas sinceros destacam o amor ao homem e esquecem a Realidade suprema. Religiosos honestos voltam-se para o Céu e esquecem-se de que este se encontra no coração do homem. Temos que unir as duas visões, somente assim poderemos alcançar a verdade.

- O senhor quer dizer que temos de servir ao homem para atingir a completa visão do Divino?

- Sem dúvida, disto decorre a identidade de valores entre os mandamentos dados por Jesus. Como escreveu João*, os que não conseguem ver o homem não podem enxergar a Deus.

* I João 4:20-22

Nenhum comentário:

Postar um comentário