Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O MEDO DA ILUMINAÇÃO ou O MEDO DA REFORMA INTIMA

O medo da verdade é, também, o medo da iluminação. Poucos são capazes de perceber isso! Mas, o medo da iluminação é mais comum do que se pensa. Todos imaginam estar buscando por um paraíso pessoal. Nele tudo será matematicamente calculado. O problema é que a vida não é feita de cálculos.

Todos somos vítimas do medo! Todos temos o medo de alguma desgraça pessoal. Entretanto, é bom que possamos distinguir entre os dois tipos de medo. Por um lado, existe o medo físico. O medo de cair de algum lugar, por exemplo. Mas existe o medo psicológico. É este medo que mais assombra o homem.

O medo psicológico é o medo de entregar tudo em nome do amor. O medo psicológico é o medo de se entregar à verdade. Entenda: o medo sobre o qual estou falando é o medo de correr o verdadeiro risco. E se existe um risco no que diz respeito à iluminação, este é o medo de se perder ou ficar louco.

Por isso, insisto: o medo da iluminação é o medo de perder o controle da própria vida. Geralmente, esperamos que o nosso barco caminhe numa direção correta, sem nenhuma mudança de direção. Esperamos que ele chegue até o mar de uma forma segura. Então, seguramos o leme firmemente. Não queremos nenhuma alteração na rota que escolhemos. Mas é difícil para você compreender que nada na vida é garantido. A vida é insegurança.

Estou falando da própria existência. O barco que carregamos atravessando o nosso próprio coração pode se dissolver a qualquer momento. Então, o medo da morte se torna uma calamidade. A iluminação é uma forma muito lenta de suicídio. Para o ego, a iluminação é uma verdadeira catástrofe. De forma alguma, pretendemos nos entregar a isso. Raramente somos capazes de nos entregar à morte.

Esperamos uma iluminação com férias garantidas. Esperamos um estado de aposentadoria iluminada. Não poderia haver equívoco maior! A iluminação é equivalente ao instante em que nos perdemos, de uma vez por todas, nesta vida. Nenhum futuro, nenhum passado. Apenas o eterno instante. O aqui/agora.

Se você tem medo da verdade, não se preocupe. Isso é mais comum do que você pensa! Poucas pessoas são capazes de se render sem nenhuma ressalva. A rendição é algo que assusta. Imagine sua vida sem nenhuma direção. É isto o que a iluminação nos traz. É isto o que a iluminação significa.

É preciso estar atento! Você busca a iluminação. Mas, curiosamente, você foge dela desesperadamente. Você não deseja uma calamidade em sua vida. A iluminação é uma verdadeira calamidade para o ego. Você deseja uma vida tranqüila, isenta de qualquer mudança. Sinto muito: isso é impossível. A impermanência faz girar a roda do mundo. A impermanência é o nosso grande capataz. Nada dura para sempre.

Entregue-se… a maior contradição da existência é a busca e a inesperada fuga da verdade. Você deseja apenas o lado bom da laranja. Mas a vida é feita de contrastes. Não há como separar apenas a parte boa desta história. Se você ambiciona por Deus, compreenda de uma vez por todas: é preciso tragar o mundo. É preciso não oferecer nenhuma chance para que o mundo nos perturbe.

Viva no mundo! Mas não seja do mundo! Nisso consiste a iluminação. É preciso, realmente, engolir o mundo. Basta você reparar um pouco: quanta miséria existe por aí. E você é um destes miseráveis. Entretanto, a verdadeira vida é encontrada nos pequenos detalhes. Dessa forma, se você aguarda pela iluminação saiba: você terá que se envolver com os seus verdadeiros medos. Você precisará dissolve-los à luz da verdade.

O que você mais espera? A iluminação é o último pesadelo. Quando pensamos agarrá-la, ela nos foge. Tudo isso se deve a um único motivo: você deseja a bem-aventurança, mas essa mesma bem-aventurança é encontrada nas coisas mais simples da vida. Assim, por favor, compreenda da uma vez por todas que a iluminação não é um estado nada “especial”. A verdadeira iluminação só é encontrada no seu dia-a-dia. A verdadeira iluminação é a libertação do medo. Você está disposto a correr o risco?



Nenhum comentário:

Postar um comentário