Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Viver os ensinamentos

ESE


 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse entrará no Reino dos Céus. Muitos me dirão, naquele dia: Senhor, Senhor, não é assim que profetizamos em teu nome, e em teu nome expelimos os demônios, e em teu nome obramos muitos prodígios? E eu então lhes direi, em voz bem inteligível: Pois eu nunca vos conheci; apartai-vos de mim, os que obrais a iniqüidade. (Mateus, VII: 21-23)




Todos os que confessam a missão de Jesus, dizem: Senhor, Senhor! Mas de que vale chamá-lo Mestre ou Senhor, quando não se seguem os seus preceitos? São cristãos esses que o honram através de atos exteriores de devoção, e ao mesmo tempo sacrificam no altar do egoísmo, do orgulho, da cupidez e de todas as suas paixões? São seus discípulos esses que passam os dias a rezar, e não se tornam melhores, nem mais caridosos, nem mais indulgentes para com os seus semelhantes? Não, porque, à semelhança dos fariseus, têm a prece nos lábios e não no coração. Servindo-se apenas das formas, podem impor-se aos homens, mas não a Deus. É em vão que dirão a Jesus: “Senhor, nós profetizamos, ou seja, ensinamos em vosso nome; expulsamos os demônios em vosso nome; comemos e bebemos convosco!” Ele lhes responderá: “Não sei quem sois. Retirai-vos de mim, vós que cometeis iniqüidade, que desmentis as vossas palavras pelas ações, que caluniais o próximo, que espoliais as viúvas e cometeis adultério! Retirai-vos de mim, vós, cujo coração destila ódio e fel, vós que derramais o sangue de vossos irmãos em meu nome, que fazeis correrem as lágrimas em vez de secá-las! Para vós, haverá choro e ranger de dentes, pois o Reino de Deus é para os que são mansos, humildes e caridosos. Não espereis dobrar a justiça do Senhor pela multiplicidade de vossas palavras e de vossas genuflexões. A única via que está aberta, para alcançardes a graça em sua presença, é a da prática sincera da lei do amor e da caridade.”
            As palavras de Jesus são eternas, porque são as verdades. Não são somente as salvaguardas da vida celeste, mas também o penhor da paz, da tranqüilidade e da estabilidade do homem entre as coisas da vida terrena. Eis porque todas as instruções humanas, políticas, sociais e religiosas, que se apoiarem nas suas palavras, serão estáveis como a casa construída sobre a pedra. Os homens as conservarão, porque nelas encontrarão a sua felicidade. Mas aquelas que se apoiarem na sua violação, serão como a casa construída sobre a areia: o vento das revoluções e o rio do progresso as levarão de roldão.



Nem todo o que diz;- SENHOR! SENHOR! Entrará no Reino dos Céus, mas sim o que faz a vontade de meu Pai.
          Não basta vestir a libre do Senhor para ser seu servo fiel. Não basta dizer:- Sou Cristão.
          Todos serão reconhecidos pelas suas obras.
          Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar bons frutos.
          Toda árvore que não dá bons frutos, será cortada, e jogada ao fogo.
          Que frutos deve produzir a árvore do Cristianismo? Deve produzir frutos de Vida, de Esperança e de Fé e de Caridade.
          A árvore é sempre boa, mas os jardineiros são maus. Estes quiseram afeiçoa-la ás suas idéias e as cortaram, podaram-na, e a mutilaram. Seus ramos estéreis não produzem mais frutos.
          O viajante sedento de sombra e paz, se detém ao seu lado, para procurar o fruto da esperança que lhe deve restituir a força e a coragem, mas não distingue senão ramos infecundos, fazendo pressentir a tempestade.
          Abri bem os ouvidos, meus bem amados! Cultivai esta árvore de vida eterna. Deixai-a tal qual o CRISTO vo-la deu, não a mutileis. Sua sombra imensa deve estender-se sobre todo o UNIVERSO. Seus frutos, magníficos alimentam o viajor faminto.
          Há os açambarcadores do Pão da Vida, enquanto os há do pão material. Não vos coloqueis entre eles. Antes, partilhai com os sedentos e os famintos o abrigo que esta árvore oferece a todos, e que Deus vos ABENÇOE. (SIMEÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário