Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

RELIGIÃO ESPÍRITA


CONCEITO DE RELIGIÃO: Religião é a crença na existência de uma força superior considerada como criadora do Universo. O termo vem do latim "religio" que parece derivar de "re + ligare". Com o prefixo iterativo "re" significaria um sentimento de vinculação, de obrigação para com o Ser Supremo.
RELIGIÃO E RELIGIÕES: a humanidade ao longo do tempo expressou sua adoração ao Criador Supremo de várias formas, criando as várias seitas, o dogmatismo e os rituais. Faz-se preciso, na época atual, estabelecer a diferença entre religião e religiões. A religião é o sentimento divino que prende o homem ao Criador. As religiões são organizações dos homens, falíveis e imperfeitas como eles próprios; muitas delas, porém, estão desviadas do bom caminho pelo interesse criminoso e pela ambição lamentável dos seus expositores (1).
A REVELAÇÃO: todas as religiões tiveram os seus reveladores, pois a revelação é a forma pela qual o homem recebe as verdades religiosas. Embora estivessem longe de conhecer toda a verdade, tinham uma razão de ser providencial, porque eram apropriadas ao tempo e ao meio em que viviam. Infelizmente, as religiões hão sido sempre instrumentos de dominação (2). Para o Espiritismo, considerado a terceira revelação, houve, naturalmente duas anteriores, ou seja: a de Moisés e a de Jesus.
O ESPIRITISMO: o que é o Espiritismo? Diz Kardec no livro O que é o Espiritismo - o Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que dimanam dessas mesmas relações. " Se não atentarmos para o espírito da letra, fica-se com a impressão de que o Espiritismo não é Religião. Tal impressão é falsa como se demonstra a seguir (3).
RELIGIÃO NA CODIFICAÇÃO: "O Livro dos Espíritos" - Trata-se de um trabalho de "revelação", o que é fundamentalmente uma Religião, pois não há Religião sem "revelação", sem profetismo. "O Livro dos Médiuns" - Estudo aprofundado da mediunidade, e portanto, de revelação, o que implica no aspecto religioso; "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e o "Céu e Inferno" tratam ainda do problema religioso. O único livro propriamente dito científico é "A Gênese" - mas ainda voltado para uma explicação científica dos fatos religiosos, tais como milagres e as curas (3).
O ESPIRITISMO COMO RELIGIÃO: é o Espiritismo uma religião? Em Obras Póstumas, à página 247 Kardec diz: "O Espiritismo é uma doutrina filosófica que tem conseqüências religiosas como toda a filosofia espiritualista, pelo que toca forçosamente nas bases fundamentais de todas as religiões: Deus, alma e vida futura. Não é ele, porém, uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templo, e entre os seus adeptos nenhum tomou nem recebeu o título de sacerdote ou "papa"" (3).
PERGUNTAS:
1 - O que é a religião?
2 - Comente: Religião e Religiões.
3 - Como a revelação é vista do ângulo Espírita?
4 - É o Espiritismo uma religião? Explique.
BIBLIOGRAFIA:
(1) Xavier, F.C. Emmanuel, cap. IV.
(2) Kardec, A. A Gênese, cap. I.
(3) Barros, L. M. Contribuição para o Esclarecimento do Tema: O Espiritismo como Religião.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

BARROS, L.M., Contribuição para o Esclarecimento do Tema: O Espiritismo como Religião. São Paulo, FEESP, 1953.
BAZARIAN, J. O Problema da Verdade. São Paulo, Círculo do Livro, s/d/p.
CARVALHO, C. Organização de Centros Espíritas - Doutrinário, Jurídico e Contábil. São Paulo, Lake/Sanatório, 1978.
CEI. Apostila para o Curso de Entrevistador Espírita.
____. Apostila para o Curso de Expositor Espírita.
____. Apostila para o Curso de Dirigente de Sessão.
____. Regimento Interno do Departamento de Assistência Espiritual.
COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia para uma Geração Consciente. Elementos da História do Pensamento Ocidental. 5. ed., São Paulo, Saraiva, 1990.
CURTI, R. Espiritismo e Reforma Intima. 3. ed., São Paulo, FEESP, 1981.
____. O Passe (Imposição de Mãos). São Paulo, LAKE, 1985.
FEESP. Manual RODSE.
FREIRE, A. J. Ciência e Espiritismo: da sabedoria antiga à época contemporânea. 3. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1982.
GARCIA, W. O Centro Espírita: Fundação, Organização e Administração. 2 ed., São Bernardo do Campo, SP, Correio Fraterno do ABC, 1990.
GARRET, A. M. A Entrevista, seus Princípios e Métodos. Rio de Janeiro, Agir Editora, 1967.
KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1976.
____. O Evangelho Segundo o Espiritismo. São Paulo, IDE, 1984.
MELO, J. O Passe - Seu Estudo - Suas Técnicas - Sua Prática. 4. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1993.
MIRANDA, H. C. Diálogo com as Sombras. 3. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1982.
NUNES, C.S. Transcomunicação - Comunicações Tecnológicas com o Mundo dos "Mortos". 2. ed., Sobradinho, DF, EDICEL, 1990.
PETRONE, M. Assistência Espiritual. São Paulo, FEESP, 1996.
PIRES, J. H. O Centro Espírita. São Paulo, Paidéia, 1980.
____. Introdução à Filosofia Espírita. São Paulo, Paidéia, 1983.
SIGNATES, L. Caridade do Verbo (Método e Técnicas de Exposição Doutrinária Espírita). Goiânia, FEEGO, 1991.
XAVIER, F.C. Emmanuel: Dissertações Mediúnicas sobre Importantes Questões que Preocupam a Humanidade. 9. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1981.
São Paulo, abril de 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário