Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

FILOSOFIA ESPÍRITA



CONCEITO DE FILOSOFIA: atualmente, a filosofia é uma ciência que estuda as leis mais gerais do ser, do pensamento, do conhecimento e da ação. É uma concepção científica do mundo como um todo, da qual se pode deduzir certa forma de conduta (1).
O PAPEL DA FILOSOFIA: o papel da filosofia é desenvolver em cada um de nós o senso crítico, que implica a superação das concepções ingênuas e superficiais sobre os homens, a sociedade e a natureza, forjados ao longo do tempo. O resultado deste processo é a ampliação de nossa consciência reflexiva, voltada para dois setores fundamentais: 1) consciência de si mesmo: crítica de si próprio enquanto pessoa e de seu papel individual e social (autocrítica); 2) a consciência do mundo: compreensão do mundo natural e social e de suas possibilidades de mudança (2).
FILOSOFIA ESPÍRITA: em O Livro dos Espíritos, Kardec traça-nos a linha filosófica do Espiritismo. Responde às questões: de onde viemos? Para onde vamos? O que devemos fazer? Como devemos viver? Deve-se ressaltar que o Espiritismo se formou lentamente através da observação e da pesquisa científica dos fenômenos espíritas, hoje parapsicologicamente chamados de fenômenos paranormais. Sendo assim, a Filosofia Espírita sintetiza em sua ampla e dinâmica conceituação todas as conquistas reais da tradição filosófica, ao mesmo tempo que inicia o novo ciclo dialético da nova civilização em perspectiva (3).
ONTOLOGIA ESPÍRITA: o problema do ser empolga toda a História da Filosofia e podemos considerá-lo como o elo que mantém a união do pensamento religioso com o filosófico. O Ser é sempre, em qualquer sistema ou concepção, o mistério do Um e do Múltiplo. Esse mistério se aclara na Filosofia Espírita através darevelação e da cogitação. Os Espíritos revelaram a existência do Ser pela comunicação mediúnica (e a provaram pela fenomenologia mediúnica), mas os homens confirmaram essa existência pela cogitação, pela pesquisa mental do problema. Para o Espiritismo o ser, portanto, não é apenas o Espírito, é também perispírito e o corpo físico (3).
TEORIA ESPÍRITA DO CONHECIMENTO: a Tradição Filosófica desenvolveu a dualidade de espíritos, ou seja: para uns, nós conhecemos pelo Espírito; para outros, pelos sentidos. Na Filosofia Espírita, a dualidade de espíritos não existe. Isto porque os sentidos são apenas instrumentos de captação - o homem é essencialmente um Espírito. O Espírito é a substância do homem e o corpo seu acidente. A percepção segundo a Filosofia Espírita é uma faculdade geral do Espírito que abrange todo o seu ser (3).
AXIOLOGIA ESPÍRITA: Allan Kardec ao desenvolver as Leis Morais contidas em O Livro dos Espíritos nos descortina os horizontes que o indivíduo pode alcançar se atender à Lei Divina ou Natural. A reflexão sobre essas leis encaminha o ser para uma cosmossociologia - ou seja - cada indivíduo pertence ao Universo e qualquer ação boa ou má terá um reflexo positivo ou negativo sobre o mesmo (3).
PERGUNTAS:
1 - Qual o conceito atual da Filosofia?
2 - Qual o papel da Filosofia?
3 - O Espiritismo é filosófico? Por que?
4 - Analise o conceito de filosofia sob a ótica espírita.
BIBLIOGRAFIA:
(1) Bazarian, J. O Problema da Verdade, cap. I.
(2) Cotrin, G. Fundamentos da Filosofia - Para uma Geração Consciente.
(3) Pires, J. H. Introdução à Filosofia Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário